Comércio e Integração Internacional

Detalhamento estratégico e gestão de evidências
Voltar

Objetivo Estratégico

Aumentar a participação do Brasil nas exportações mundiais da indústria de transformação.

Não Iniciado Fortalecimento das Exportações: Melhorar as condições logísticas e a estabilidade das operações de comércio exterior, aproveitando a localização estratégica de Roraima.
Login necessário
Não Iniciado Mão de Obra Qualificada: Investir na capacitação de mão de obra qualificada para promover a inserção internacional das empresas, com a colaboração de universidades e centros de ensino técnico e profissional, oferecendo cursos de comércio exterior em nível de graduação e pós- graduação.
Login necessário
Não Iniciado Promoção Comercial e Competitividade: Manter e atualizar a oferta exportável do estado, promovendo missões e ações de promoção comercial.
Login necessário
Não Iniciado Capacitação Empresarial para Exportação: Oferecer treinamentos empresariais com ênfase em exportação, preparando as empresas para a internacionalização.
Login necessário
Não Iniciado Modernização Industrial: Aumentar a produtividade das empresas por meio da modernização do parque industrial, eficiência na produção e qualificação técnica.
Login necessário
Não Iniciado Fomento a Cadeias Produtivas Locais: Impulsionar cadeias produtivas para atender aos requisitos de mercados internacionais.
Login necessário
Não Iniciado Suporte Técnico à Exportação: Oferecer suporte técnico às empresas interessadas em exportar através do CIN (Centro Internacional de Negócios).
Login necessário
Não Iniciado Orientação Aduaneira e Comercial: Organizar eventos e reuniões com parcerias com entidades como Sebrae e ApexBrasil, orientando empresas, especialmente nas regiões de fronteira de Pacaraima (fronteira com Venezuela) e Bonfim (fronteira com Guiana), sobre processos aduaneiros e mercados externos.
Login necessário
Objetivo Estratégico

Ampliar o crédito à exportação

Em Andamento Fontes de Financiamento à Exportação: Identificar e divulgar fontes de financiamento ao comércio exterior, ampliando o acesso dos exportadores às linhas de crédito disponíveis.
Login necessário
Não Iniciado ZPE ou distrito industrial em Roraima: Promover discussão sobre melhor opção de estrutura com foco em atrair empresas, especialmente na área de processamento de alimentos e biodiversidade, com incentivos para promover as exportações.
Login necessário
Não Iniciado Desburocratização do Crédito para Exportação: Promover a desburocratização do acesso ao financiamento para pequenas e médias empresas exportadoras.
Login necessário
Não Iniciado Investimentos em Infraestrutura Logística: Promover investimentos no setor logístico, incluindo melhorias e construção de estradas, portos, aeroportos e ferrovias.
Login necessário
Não Iniciado Melhorias nas Infraestruturas de Fronteira: Fomentar melhorias nas infraestruturas, como duplicação de trechos de rodovias e modernização alfandegária nas fronteiras, com foco em maior fluidez nas operações de exportação.
Login necessário
Em Andamento Crédito à Exportação na Amazônia: Unir esforços para criar condições mais acessíveis para o crédito à exportação, especialmente em regiões periféricas como a Amazônia.
Login necessário
Não Iniciado Fomento à Exportação Indireta: Fomentar a exportação indireta através de benefícios às empresas comerciais exportadoras.
Login necessário
Objetivo Estratégico

Reduzir o tempo médio de liberação das operações de comércio exterior.

Não Iniciado Melhoria dos processos de exportação: Melhorar os processos de liberação das exportações.
Login necessário
Em Andamento Portos Secos e Aduaneiros: Promover a implantação de portos secos e recintos aduaneiros que facilitem o desembaraço aduaneiro e a implementação de regimes aduaneiros especiais, como o entreposto aduaneiro.
Login necessário
Não Iniciado Operador Econômico Autorizado (OEA): Fomentar o programa de Operador Econômico Autorizado (OEA) entre as empresas, aumentando a confiabilidade e a celeridade das operações de comércio exterior.
Login necessário
Não Iniciado Modernização alfandegária nas fronteiras: Implementar processos digitalizados e integração aduaneira com a Venezuela e a Guiana.
Login necessário
Não Iniciado Atualização Infraestrutura Aduaneira: Requerer a atualização do quadro de servidores e a implementação de equipamentos e sistemas informatizados que aumentem a eficiência nos pontos de controle de mercadorias.
Login necessário

Objetivo Estratégico

Monitorar a eficácia do sistema de eliminação e mitigação das medidas restritivas às exportações brasileiras

Não Iniciado Eliminação de Barreiras: Aumentar a eficiência no sistema de eliminação de barreiras que afetam diretamente as exportações de Roraima.
Login necessário
Não Iniciado Sistema de Alerta de Barreiras: Fomentar a alimentação do Sistema de Alerta para Barreiras Não Tarifárias pelas empresas do estado, garantindo que as barreiras sejam monitoradas e relatadas.
Login necessário
Não Iniciado Troca de Informações Internacionais: Facilitar a troca de informações entre empresas locais e entidades reguladoras internacionais para garantir um melhor acesso ao mercado-alvo.
Login necessário
Não Iniciado Harmonização de normas regulatórias: Trabalhar para que haja uma integração entre as normas fitossanitárias e tarifárias do Brasil e mercados-alvo, como Venezuela e Guiana.
Login necessário

Objetivo Estratégico

Ampliar e modernizar a rede brasileira de acordos de livre comércio

Não Iniciado Oportunidades em Acordos Internacionais: Conhecer e divulgar as oportunidades existentes nos diferentes acordos internacionais que o Brasil possui, incentivando as empresas locais a se beneficiarem desses acordos.
Login necessário
Não Iniciado Atualização de Acordos Comerciais: Levantar acordos que necessitem de atualização, como a inclusão de produtos do estado nas listas de produtos acordados.
Login necessário
Não Iniciado Participação em novas negociações internacionais: Atuar ativamente nas novas negociações internacionais através da CEB (Coalizão Empresarial Brasileira), promovendo os interesses locais nas discussões de acordos de livre comércio.
Login necessário
Não Iniciado Aceleração de Acordos de Livre Comércio: Articular a aceleração de acordos de livre comércio, como a ACFI (acordo de cooperação e facilitação de investimentos) Brasil-Guiana, que está em processo no Congresso desde 2018.
Login necessário

Objetivo Estratégico

Neutralizar os efeitos na economia brasileira de subsídios ilegais e distorcivos em terceiros mercados.

Não Iniciado Monitoramento de medidas antidumping: Alertar os empresários locais sobre riscos de concorrência desleal e promover a proteção dos ativos de propriedade intelectual para combater a pirataria de produtos brasileiros.
Login necessário
Não Iniciado Proteção da Propriedade Intelectual: Promover a proteção dos ativos de propriedade intelectual, combatendo a pirataria de produtos brasileiros no exterior e garantindo a competitividade justa no comércio global.
Login necessário

Objetivo Estratégico

Ampliar a rede brasileira de ACFIs.

Não Iniciado Promoção de Roraima em rotas de investidores: Fomentar a atração de investimentos externos, destacando Roraima em áreas como agronegócio sustentável, bioeconomia, energias renováveis e infraestrutura logística, com o objetivo de tornar o distrito industrial focado na atração de empresas estrangeiras.
Login necessário
Não Iniciado Ampliação da Rede de ACFIs: Trabalhar para ampliar a rede de ACFIs (acordos de cooperação e facilitação de investimentos) entre Roraima e outros países ou regiões com foco em atrair investimentos financeiros para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais, como a instalação de fábricas de chips e outros produtos com alto valor agregado.
Login necessário
Objetivo Estratégico

Ampliar e modernizar a rede brasileira de ADTs.

Não Iniciado Parcerias com centros de pesquisa e universidades: Trabalhar para a transformação de registros de ideias em patentes e produtos de alta tecnologia.
Login necessário
Não Iniciado Parcerias para Modernização Industrial: Trabalhar em parceria com universidades e instituições de pesquisa para modernizar as indústrias locais e fomentar a colaboração em projetos de desenvolvimento tecnológico com apoio de ADTs (acordos de dupla tributação), especialmente nas áreas de indústria 4.0 e tecnologias emergentes.
Login necessário